Em maio de 2022, um white paper de coautoria de Vitalik Buterin intitulado “Sociedade Descentralizada: Encontrando a Alma da Web3” foi lançado detalhando um novo tipo de token, o Soulbound Token ou SBTs.
A principal diferença entre esses tokens e os tokens ERC-20 ou NFTs é que eles são projetados para representar uma série de informações sobre a identidade ou reputação de um usuário, como certificados educacionais, profissionais, médicos, portanto, são intransferíveis, ou seja, eles não podem ser comprados, vendidos ou transferidos para outra pessoa.
Em sua forma mais simples, os SBTs funcionam como “autocertificados”, muito parecido com quando compartilhamos informações sobre nós mesmos em nossos currículos.
Essencialmente, qualquer usuário que criar uma carteira "Soul" pode emitir tokens SBT que representam informações sobre sua própria identidade. “Mas o verdadeiro poder desse mecanismo surge quando os SBTs foram emitidos – ou autenticados – por outras Souls que são contrapartes desses relacionamentos. Essas Souls contrapartes podem ser indivíduos, corporações ou instituições.”
Por exemplo, imagine uma DAO (Organização Autônoma Descentralizada) desenvolvendo uma comunidade relacionada ao empoderamento feminino. A DAO pode ser uma carteira Soul que emite SBTs como uma espécie de diploma de Honra ao Mérito aos palestrantes que participaram de sua conferência. Universidades ou empresas Web3 também podem emitir SBTs como certificados de participação em determinados cursos ou eventos. O interessante é que, independente de que emitiu, sempre será possível verificar a autenticidade dos certificados através da carteira que foi emitida.
Um dos casos de uso mais valiosos para SBTs, que provavelmente poderia mudar o DeFi como o conhecemos, é a posição de crédito para protocolos de empréstimos descentralizados. Atualmente, a falta de uma identidade social Web3 nativa impede que os participantes do DeFi desfrutem de atividades básicas e essenciais na economia, como os empréstimos não garantidos. Devido ao anonimato, os protocolos de empréstimo não podem identificar o histórico do mutuário ou calcular as pontuações de crédito da mesma forma que as finanças tradicionais. Isso não apenas impede a construção de relacionamentos de confiança, mas também impossibilita a liberação de empréstimos que não seja mediante a uma garantia.
Com tokens de identidade social que representam credenciais de educação, histórico de trabalho e contratos de aluguel, os mutuários podem construir uma reputação significativa por meio desses registros, permitindo que os protocolos decidam abrir o mercado com base na reputação dos usuários, em vez de depósitos de garantia.
Embora ainda em estágio inicial, vários desenvolvedores abraçaram a causa e começaram a criar protocolos de emissão de SBTs com a intenção de construir de fato uma sociedade descentralizada na qual cada usuário tenha uma carteira "Soul" contendo SBTs correspondentes às suas várias afiliações específicas e, assim, tornar o ecossistema Web3 mais confiável.
Protocolos Soulbound Tokens
Os principais protocolos do ecossistema giram em torno de empréstimos sem garantia, programas de fidelidade por meio de campanhas de incentivos e prevenção contra ataque Sybil (quando um participante subverte o sistema criando várias identidades diferentes para obter influência desproporcional na rede) nos projetos de governança.
Goldfinch
O Goldfinch é um protocolo de empréstimo descentralizado que permite empréstimos institucionais sem garantia. Basicamente, o Goldfinch determina como os fundos do pool são alocados por meio do conceito chamado "confiança por consenso", que se baseia na confiança nas ações coletivas de financiadores, mutuários e auditores. Os auditores votam para aprovar os mutuários. Para evitar ataques Sybil, todos os participantes precisam ter uma identidade única (UID). UID é um token SBT não transferível que representa KYC e/ou verificação de credenciamento de investidores on-chain.
Masa Finance
A Masa Finance visa impulsionar a adoção de empréstimos descentralizados para o próximo bilhão de usuários. Ao contrário do Goldfinch, o Masa Finance permite empréstimos não garantidos para pessoas físicas por meio de um sistema de pontos de dados relatados que incluem pontuações FICO, histórico de transações de carteira de software, saldos de troca de criptomoedas e muito mais.
Galxe
A Galxe pretende ser uma solução para organizadores de eventos construindo uma rede de dados de credenciais on-chain. Usando esse recurso, os desenvolvedores podem criar e distribuir facilmente campanhas de crachás NFTs e recompensar os membros da comunidade.
Binance Account Bound Token (BAB)
O Soulbound Token da Binance foi criado para ser usado como prova de identidade para os usuários. É como um programa de fidelidade onde os usuários que possuem BAB podem participar da criação de vários projetos e ganhar recompensas. Os benefícios variam de airdrops e benefícios VIP em todo o ecossistema.