O Futuro dos Imóveis Fracionados
Blockchain abrindo caminho para uma nova forma de investir em imóveis
Não foi por acaso que uma das opções de escrita para a newsletter que compartilhei nos stories do Instagram tenha sido "O Futuro dos Imóveis Fracionados". Isso porque recentemente descobri um dApp incrível que possibilita a diversificação do portfólio de investimentos, permitindo que você invista em imóveis com apenas $50. Além disso, a plataforma oferece a oportunidade de aproveitar a valorização dos imóveis e obter uma renda diária proveniente do aluguel, que pode ser sacada a qualquer momento.
Achei a ideia simplesmente genial! Poder investir em imóveis fracionados a um preço acessível e ainda usufruir dos benefícios financeiros proporcionados pela propriedade é realmente inovador.
Então, já que a maioria ficou curiosa para entender do que se tratava esse tema, vamos aprofundar um pouco mais.
Mas antes de começar, não se esqueça que sou apenas uma curiosa que gosta de pesquisar e compartilhar as inovações da Web3, não estou fazendo recomendações de investimentos.
O Futuro dos Imóveis Fracionados
Investir em imóveis é o sonho de muitas pessoas, porém, a maioria acaba não conseguindo realizá-lo por três motivos principais:
Alto custo: O alto custo é um dos maiores obstáculos. Se você não tem dinheiro para comprar uma propriedade à vista ou não consegue obter um empréstimo, nunca terá um imóvel.
Processo transacional lento: O processo de transação imobiliária é lento e burocrático. Pode levar de 60 a 70 dias, ou até mais, para fechar um negócio imobiliário. Durante esse tempo, você precisa lidar com intermediários e agentes que muitas vezes cobram taxas exorbitantes. Esse processo pode ser frustrante e desgastante, o que desmotiva potenciais investidores.
Falta de liquidez: Ao investir em uma propriedade, seu dinheiro fica "preso" naquele ativo por longos períodos de tempo, dificultando a venda rápida ou o acesso aos fundos investidos. Isso limita a flexibilidade financeira e a capacidade de responder a outras oportunidades de investimento.
No entanto, ao registrar a propriedade de um imóvel no blockchain, é possível resolver simultaneamente os três problemas mencionados. E foi exatamente isso que a Lofty fez.
A Lofty é uma corretora imobiliária no blockchain Algorand que trouxe a possibilidade de transformar casas em tokens negociáveis, permitindo que as pessoas comprem frações de propriedades, eliminando a necessidade de pagar o valor integral de uma casa. Essa inovação significa que agora com apenas 50 dólares você pode começar a construir um portfólio imobiliário, sem burocracia ou taxas altas.
Além disso, o processo é muito rápido. Durante uma entrevista, o fundador Jerry Chu compartilhou que, até o momento, o tempo mais longo que um vendedor teve que esperar para vender uma casa por meio da Lofty foi de apenas 3 dias. O que exemplifica como a plataforma resolveu não só as barreiras de custo e burocracia, mas também a questão da liquidez.
Sei que pode parecer um conceito abstrato à primeira vista, mas juro que é mais simples do que parece, principalmente se você já está acostumado com o conceito de Organizações Autônomas Descentralizadas (DAOs).
Como Funciona
A Lofty funciona como uma corretora tradicional, mas que opera por meio de DAOs. Isso significa que as decisões relacionadas à propriedade são tomadas por meio de votos registrados permanentemente no blockchain, tornando-os acessíveis a todos os participantes. Assim, se você comprar uma porcentagem de uma casa, passa a fazer parte da DAO relacionada a essa propriedade. Todas as informações relevantes sobre a gestão da casa, incluindo aluguéis e reparos, são atualizadas regularmente e disponibilizadas publicamente dentro da DAO. Neste contexto, você tem participação ativa nas votações e influência em qualquer decisão relacionada à casa que comprou.
Uma das coisas que achei mais fascinantes é a possibilidade de você e o grupo com quem adquiriu a propriedade alugarem a casa. Assim como nas imobiliárias tradicionais, a gestão da propriedade é terceirizada, com a diferença de que deve ser escolhida por meio de uma votação na DAO. A renda proveniente do aluguel é direcionada para a conta bancária da DAO, e os investidores recebem sua parte proporcional com base na porcentagem de propriedade que possuem.
Eles também foram inteligentes ao introduzir a estratégia de aluguel diário. Isso significa que os investidores são remunerados diariamente com base na porcentagem de propriedade que possuem e nos dias em que possuem os tokens, impedindo que alguém adquira um imóvel pouco antes do pagamento do aluguel, receba uma parte desproporcional dos rendimentos e, em seguida, venda os tokens logo em seguida.
Graças a essa quebra de paradigma, a plataforma tem obtido muito sucesso e já conta com uma ampla base de usuários, desde jovens investidores até grupos de amigos e famílias interessadas em adquirir imóveis de forma coletiva.
Em setembro de 2022, anunciaram em seu blog que entregaram mais de US$ 1 milhão em receita de aluguel puro aos investidores. Além disso, os investidores reinvestiram cerca de metade desse valor em mais propriedades da Lofty, buscando se beneficiar dos retornos compostos. Apesar de ainda ser um valor pequeno quando comparado ao aluguel das imobiliárias tradicionais, esse resultado demonstra a eficácia do modelo de negócios da Lofty em gerar renda passiva e criar oportunidades de crescimento para os investidores.
Além disso, a Lofty é a única empresa do setor imobiliário que paga o fluxo de caixa do aluguel diariamente aos investidores. Devido a essa inovação, acredito que não vai demorar muito para que os modelos de negócios tradicionais se adaptem a esse novo formato. A ideia de tornar o investimento imobiliário mais acessível, eficiente e rentável para os utilizadores foi uma verdadeira mudança de paradigma que precisava ser quebrada.
Finalmente, temos agora um novo modelo de negócio que abre novas oportunidades de renda passiva e traz um novo dinamismo ao mercado imobiliário.
Assista à entrevista do fundador da Lofty, Jerry Chu, explicando todo o processo de criação da imobiliária: